segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dez programas básicos para levar no seu pendrive

Com a demanda cada vez maior por informações e por mobilidade, os pendrives se tornaram companheiros inseparáveis de boa parte dos usuários de computador. Basta uma porta USB e a transferência de informações entre máquina e mídia externa está garantida. Além de guardar seus arquivos, esses dispositivos podem ser úteis também para levar programas: eles podem ser armazenados e executados diretamente no pendrive, trabalhando em conjunto com o seu computador.

Se você já tem o seu, conheça abaixo dez softwares essenciais, escolhidos e avaliados pelo UOL Tecnologia, e mais um pacote completo de programas para carregar e usar a partir de um pendrive. São utilitários, navegadores, programas de e-mail que você pode acessar quando estiver usando um computador sem esses softwares instalados. Veja a seguir:
  1. Versão “pendriveana” do Skype, programa de comunicação instantânea que permite ligações telefônicas por meio de VoIP (voz sobre IP). Tem os mesmos recursos de seu irmão maior e, para rodá-lo, basta um duplo clique sobre o arquivo devidamente alocado na janela do dispositivo portátil.
    .
  2. Extremamente útil para usuários de netbooks e demais computadores que não possuem entrada de CD ou DVD, o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool permite reinstalar o sistema operacional por meio do pendrive. O programa tem 1 MB e apresenta interface simples, que guiam o usuário passo a passo como realizar o processo. Há um tutorial que explica como instalar o Windows 7 direto do pendrive.
    .
  3. O 7-Zip Portable permite compactar e descompactar arquivos e armazená-los diretamente no pendrive. Oferecendo alta taxa de compressão, promete suporte aos formatos 7z, ZIP, GZIP, BZIP2 e TAR para compressão e descompressão. Para as extensões RAR, CAB, ISO, ARJ, LZH, CHM, Z, CPIO, RPM, DEB e NSIS, garante somente a descompressão. Tem versões em 63 idiomas.
    .
  4. O DirSync Pro sincroniza pastas inteiras entre dois ou mais computadores utilizando o pendrive. O programa garante ainda a comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes (Win, Mac e Linux). A personalização é um dos seus trunfos, permitindo sincronizar itens de acordo com o tipo de arquivo, o local em que estão (subdiretórios, por exemplo) ou como back up.
    .
  5. Com ridículos 300 kB, o XMPlay é um dos mais leves players de música da web. Permite que o usuário o leve facilmente no pendrive e roda direto do dispositivo, dispensando instalação. Caso deseje, o usuário pode colocar músicas no pendrive e tocá-las diretamente do aplicativo, tornando o pendrive uma discoteca ambulante (obviamente, para funcionar é necessário que esteja conectado a um computador).
    .
  6. Praticamente idêntico ao irmão maior, o Mozilla Firefox Portable Edition é ideal para usuários que usam computador coletivos e que nem sempre têm o browser de código aberto instalado. Conta com gerenciador de downloads, com suporte a extensões, bloqueio de pop ups e outras funções de personalização que agradam aos usuários fiéis.
    .
  7. Programa de calendário da Mozilla que pode ser levado para cima e para baixo — embora não seja tão leve e portátil como se esperaria (tem pouco mais de 7 MB). Para usuários do gerenciador de e-mail Thunderbird e do navegador Mozilla Firefox, pode ser uma mão na roda, já que conversa com ambos os programas e informa as atividades do usuário.
    .
  8. Uma das opções para acessar arquivos de pacotes de escritórios em computadores públicos é apelar para o Google Docs. A outra é levar um conjunto de softwares dentro do pendrive. Para essa alternativa, há o OpenOffice.org Portable, compatível com o Office da Microsoft e que roda a partir do Java. Lento, mas quebra o galho em máquinas que somente tem o Bloco de Notas e o Wordpad instalado.
    .
  9. Antivírus que pode ficar instalado no próprio pendrive, evitando que as pragas virtuais assumam o controle do dispositivo de mídia. Tem um serviço de escaneamento rápido e conta com uma boa biblioteca de vírus. É importante ser atualizado constantemente – o que pode ser realizado praticamente toda vez que o pendrive é espetado em um PC com acesso à web.
    .
  10. O programa traz de volta tudo o que o Winamp para desktop foi um dia: limpeza, agilidade e facilidade de uso. Mas vai além: não requer instalação e conta com o sempre bom equalizador do programa e um sistema de lista de reprodução. Há muito pouco mais do que isso — e que nem seria necessário. Tem suporte a MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF, WMA.

Pacotão extra – PortableApps Suite Standard.

  • Provavelmente uma das ferramentas mais úteis para quem usa o pendrive profissionalmente. O PortableApps Suite Standard é um pacote com os principais softwares para dispositivos de mídia, podendo ser usado em, além de pendrives, iPod, HDs externos e outros.
    .
  • Por meio de uma interface amigável de acesso, permite ao usuário trabalhar com as versões portáteis de Firefox (navegador) Thunderbird (e-mail), Sunbird (calendário), ClamWin (antivírus), Pidgin (messenger), Sumatra PDF (leitor de PDF), KeePass (gerenciador de senhas), Sudoku (jogo), Mines-Perfect (game), CoolPlayer+ (player).
    .
  • Além disso, o pacote tem ainda OpenOffice.org (pacote office), Writer (processador de texto), Calc (calculadora), Impress (apresentações), Base (utilitário de banco de dados) e Draw (desenho vetorial).
___________________________________________________________
Fonte:
Site Mais Dicas - http://www.maisdicas.net
UOL Tecnologia – Por: Sérgio Vinícius – http://tecnologia.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Lista de Blog e Sites

Seguidores

  ©Cyber Crimes - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo